quarta-feira, 30 de maio de 2012


Ilusões de Óptica
   
Esta arte que mexe com nosso inconsciente nos deixando por momentos sem saber o que esta ocorrendo, ou até por longos períodos refletimos sobre uma ilusão apresentada.
            Algumas ilusões trabalham exatamente no fato de sermos juntamente como os macacos os únicos seres que percebem a noção de profundidade, ou seja, enxergamos os objetos em 3D, largura, altura e profundidade; uma das explicações para este fato é que temos os olhos na frente da cabeça e não dos lados como na maioria dos animais.
Segundo a Gestalt o cérebro é um sistema dinâmico no qual se produz uma interação entre os elementos, em determinado momento, através de princípios de organização perceptual como: proximidade, continuidade, semelhança, segregação, preenchimento, unidade, simplicidade e figura/fundo. Sendo assim o cérebro tem princípios operacionais próprios, com tendências auto-organizacionais dos estímulos recebidos pelos sentidos.  (Fonte: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Gestalt)

O termo Ilusão de ótica aplica-se a todas as ilusões que "enganam" o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo errôneo. Algumas são de caráter fisiológico, outras de caráter cognitivo.
Será apresentado no vídeo abaixo um tipo de ilusão de ótica/gestalt através das obras do artista russo, Vitor Molev, onde a “revelação” da ilusão se dá entre as proporções dos desenhos. A figura menor exibe com mais nitidez a revelação do desenho maior. Também é notável esta revelação, do personagem que o autor quis exibir, através de outros desenhos na obra, se fecharmos um pouco as vistas e olhando para a figura maior. Bom divertimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário