MATEMÁTICA – 9º ANO –
PROFESSORA CLÉBIA
Oi Pessoal,
Como nós combinamos em sala, vou deixar aqui o site com as
vídeo-aulas para que vocês assistam. O
site é http://calculemais.com.br/matematica/equacoes.html
O conteúdo está bem simples e eu tenho certeza que
vocês conseguirão entender as
explicações.
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Leia o texto abaixo
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Assista ao vídeo
TEORIA – 2º GRAU ( AULA 1)
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Depois assista aos vídeos AULAS – 2º GRAU ( de preferência na ordem em
que são apresentados)
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Escolha 10 exemplos de equações do 2º grau apresentados nas aulas e copiem no
caderno, informando o número da aula correspondente a cada exemplo.
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Faça uma relação dos exemplos que vocênão
conseguiu entender, indicando o número da aula.
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Em sala, faremos grupos de estudo para tirar as
dúvidas.
ATENÇÃO: VOCÊS
DEVERÃO APRESENTAR OS EXEMPLOS NO CADERNO DIA 23 DE MAIO.
Equação do 2º grau
Uma equação é uma expressão matemática que
possui em sua composição incógnitas, coeficientes, expoentes e um sinal de igualdade.
As equações são caracterizadas de acordo com o maior expoente de uma das
incógnitas. Veja:
2x + 1 = 0, o expoente da incógnita x é igual a 1. Dessa forma, essa equação é classificada como do 1º grau.
2x² + 2x + 6 = 0, temos duas incógnitas x nessa equação, em que uma delas possui o maior expoente, determinado por 2. Essa equação é classificada como do 2º grau.
x³ – x² + 2x – 4 = 0, nesse caso temos três incógnitas x, em que o maior expoente igual a 3 determina que a equação é classificada como do 3º grau.
Cada modelo de equação possui uma forma de resolução. Trabalharemos a forma de resolução de uma equação do 2º grau, utilizando o método de Bhaskara. Determinar a solução de uma equação é o mesmo que descobrir suas raízes, isto é, o valor ou os valores que satisfazem a equação. Por exemplo, as raízes da equação do 2º grau x² – 10x + 24 = 0 são x = 4 ou x = 6, pois:
Substituindo x = 4 na equação, temos:
2x + 1 = 0, o expoente da incógnita x é igual a 1. Dessa forma, essa equação é classificada como do 1º grau.
2x² + 2x + 6 = 0, temos duas incógnitas x nessa equação, em que uma delas possui o maior expoente, determinado por 2. Essa equação é classificada como do 2º grau.
x³ – x² + 2x – 4 = 0, nesse caso temos três incógnitas x, em que o maior expoente igual a 3 determina que a equação é classificada como do 3º grau.
Cada modelo de equação possui uma forma de resolução. Trabalharemos a forma de resolução de uma equação do 2º grau, utilizando o método de Bhaskara. Determinar a solução de uma equação é o mesmo que descobrir suas raízes, isto é, o valor ou os valores que satisfazem a equação. Por exemplo, as raízes da equação do 2º grau x² – 10x + 24 = 0 são x = 4 ou x = 6, pois:
Substituindo x = 4 na equação, temos:
x² – 10x + 24 = 0
4² – 10 . 4 + 24 = 0
16 – 40 + 24 = 0
–24 + 24 = 0
0 = 0 (verdadeiro)
Substituindo x = 6 na equação, temos:
x² – 10x + 24 = 0
6² – 10 . 6 + 24 = 0
36 – 60 + 24 = 0
– 24 + 24 = 0
0 = 0 (verdadeiro)
Podemos verificar que os dois valores satisfazem a equação. Mas como determinarmos os valores que tornam a equação uma sentença verdadeira? É sobre essa forma de determinar os valores desconhecidos que abordaremos a seguir.
4² – 10 . 4 + 24 = 0
16 – 40 + 24 = 0
–24 + 24 = 0
0 = 0 (verdadeiro)
Substituindo x = 6 na equação, temos:
x² – 10x + 24 = 0
6² – 10 . 6 + 24 = 0
36 – 60 + 24 = 0
– 24 + 24 = 0
0 = 0 (verdadeiro)
Podemos verificar que os dois valores satisfazem a equação. Mas como determinarmos os valores que tornam a equação uma sentença verdadeira? É sobre essa forma de determinar os valores desconhecidos que abordaremos a seguir.
Boa aula!!!!!
Clébia
E aí, pessoal!!!
ResponderExcluirO que estão achando das vídeo aulas? Estão conseguindo acompanhar?
Postem comentários sobre os exemplos que conseguiram entender e sobre suas dúvidas e dificuldades.
fonte tirada http://www.brasilescola.com/matematica/equacao-2-grau.htm
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